quinta-feira, 4 de junho de 2015

Propaganda do Boticário gera polêmica nas redes sociais

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Um vídeo com comercial da marca de cosméticos O Boticário que mostra casais gays trocando presentes no dia dos namorados gerou uma mobilização homofóbica nas redes sociais pela reprovação do vídeo noYouTube. O vídeo foi divulgado no dia 25/6/2015, e retrata momentos de carinho entre casais hétero e homossexuais. O vídeo já passa dos 2 milhões de visualizações.

No Facebook e demais redes sociais, alguns grupos conservadores convocavam os seguidores a marcar “não gostei” no vídeo do YouTube. Ocorreram também algumas manifestações através de mensagens no WhatsApp pedindo a reprovação do vídeo. Inúmeras manifestações no site “Reclame Aqui” foram feitas contra a publicidade do dia dos namorados. Todas as manifestações, além de serem contrárias à publicidade, ainda ameaçavam boicote aos produtos da marca.

O Boticário respondeu em nota oficial que incentiva “as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual.”

Desde então, começou uma verdadeira “corrida” no canal do YouTube para superar os “dislikes”. Até o fechamento dessa matéria, o número de “likes” estava acima de 293 mil, superando esmagadoramente o número de “dislikes” que estava em 171 mil.

De acordo com matéria veiculada no Jornal “O Dia”, o CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, vai analisar a propaganda do Boticário, em virtude das quase 30 reclamações contra a publicidade da empresa para o dia dos namorados. Porém, isso não significa a suspensão imediata do filme, que pode ser exibido até o veredicto da reunião do conselho de ética, que deverá ocorrer em julho/2015.Segundo o Conar, os reclamantes alegam que a publicidade é exagerada na sua abordagem de relacionamento familiar e extrapola a moralidade vigente. Todas as denúncias recebidas são identificadas, de acordo com o órgão, mas apenas as partes do processo têm acesso às informações.

Assista ao vídeo veiculado com a publicidade da marca logo abaixo:

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