quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Foliões devem cuidar da alimentação e hidratação, alerta nutricionista

Durante os dias de Carnaval, é comum as pessoas exagerarem no consumo de bebidas alcoólicas e ricas em açúcar, como refrigerantes, e se esquecerem de seguir uma alimentação balanceada. O problema é que essa prática pode causar grandes prejuízos ao organismo humano e também favorecer o surgimento de doenças oportunistas. Para evitar que isso aconteça, a principal recomendação é a ingestão de água, sucos de frutas e carboidratos, essenciais para que se tenha energia para a folia.

Segundo a nutricionista Sarah Brito, os principais riscos durante esse período festivo são os de uma desidratação provocada pela pouca ou nenhuma ingestão de água e a fraqueza, ocasionada pela alimentação em horários irregulares e baseada em comida com poucos nutrientes, como frituras, por exemplo. Até mesmo as crianças devem ser orientadas pelos pais ou responsáveis, já que se perde a noção de tempo em brincadeiras e folia.

“O ideal é que as pessoas se alimentem antes de saírem para a folia, de preferência com itens que contenham carboidratos benéficos ao organismo, como batata doce, arroz integral, sanduíche integral, por exemplo. São eles que dão a energia necessária para que se tenha disposição para encarar a maratona de festas que temos neste período”, alertou.

Já com relação à hidratação, é preciso ter em mente que a água é o líquido mais completo que o corpo humano necessita para estar bem e que, mesmo que as bebidas alcoólicas e os refrigerantes ditem o cardápio neste período, precisam ser alternados com ela. Outros complementos bons são os sucos de frutas, de preferência, as da estação, como melancia, melão e abacaxi, entre outras também ricas em vitaminas A, C e do complexo B.

Outra forma de se manter bem hidratado é tomar água de coco, que além de possuir alto poder hidratante, possui antioxidantes e é rica em vitaminas, minerais, carboidratos e nutrientes que ajudam o corpo a funcionar com maior eficiência. Além de ser abundante e fácil de ser encontrada nesta época.

“É fundamental que o folião se mantenha bem hidratado, tomando bastante água, suco de frutas, água de coco. E, para quem não abre mão de tomar cerveja ou outro tipo de bebida alcoólica nos dias de festa, lembrar de sempre beber água de forma alternada, para evitar desidratação. Isso porque as pessoas acabam se esquecendo deste detalhe e, no final, além da ressaca, ficam desidratados”, disse.

Crianças merecem atenção redobrada

Quem também merece atenção nos quatro dias de festa são as crianças, que, seguindo o ritmo dos adultos, podem se esquecer facilmente de se alimentar corretamente e sofrerem os efeitos negativos do consumo inadequado. Sarah Brito alertou aos pais e responsáveis que é essencial oferecer frutas, seja em forma de sucos ou in natura, em intervalos regulares de tempo.

“Geralmente, acontece das crianças passarem muito tempo brincando e se divertindo com os familiares e amigos e se esquecerem de comer nas horas certas ou beber água, vital para essa fase da vida. É aí que os pais devem estar atentos para, sempre que possível, oferecer alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, como frutas, biscoitos integrais, sanduíches naturais e sucos. Evitar os enlatados e embutidos, que contem sódio e gordura, é vital”, recomendou.

A nutricionista afirmou ainda que o ideal, principalmente para quem vai passar a folia fora de casa, é levar lanches prontos e evitar comer alimentos feitos na rua ou em locais desconhecidos. A recomendação, que serve para crianças e adultos, é para evitar os riscos de uma possível infecção intestinal, já que não se sabe como essas comidas podem ter sido preparadas. “Não se pode confiar”, alertou.

Ressaca

Terminado o Carnaval, ficam as lembranças das festas e também a ressaca para quem exagerou nas bebidas alcoólicas. Para essa turma, Sarah Brito recomenda a ingestão de bastante líquido, frutas in natura e sucos desintoxicantes, para ajudar o processo de purificação do organismo. No jantar, sopas leves, sem gordura, também são indicadas, principalmente para as crianças.

“Gosto muito do suco verde, que pode ser feito a partir da combinação de frutas como o abacaxi ou maça, associados às folhas de couve ou hortelã, por exemplo. O importante é aproveitar bem os quatro dias de festa, sem abusar de alimentos ou bebidas que possam causar prejuízos ao organismo, cuidando da alimentação balanceada e a hidratação do organismo”, lembrou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário