sábado, 17 de janeiro de 2015

NOTA 1.000: Estudante conta segredo da redação perfeita no ENEM

Vanessa Feijó Andrade: treino de redação ao longo do ano garantiu nota 1.000 no Enem 2014. Foto: Divulgação

Apenas 250 pessoas entre os 6,2 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 conseguiram tirar a nota máxima, de 1.000 pontos, na redação. Uma dessas pessoas foi Vanessa Feijó Andrade, de 20 anos de idade. “O segredo foi o treino antes da prova”, revela a estudante.

Moradora de Fortaleza, no Ceará, Vanessa é aluna do cursinho preparatório Ari de Sá e já fez o Enem quatro vezes para realizar um sonho: entrar no curso de medicina. “Acredito que a nota deste ano seja suficiente para eu conseguir uma vaga”, diz. O principal alvo da jovem é a Universidade Federal do Ceará.

No Enem 2013, Vanessa diz que não foi bem na prova de redação e decidiu pegar ‘mais firme nos estudos’ no ano seguinte. “Ao longo de 2014, eu fazia redações toda semana. Escrevia e levava para os professores corrigirem até aprimorar a escrita. Outra tática foi ler as melhores redações dos anos anteriores”, diz. O Ministério da Educação (MEC) divulga anualmente as redações que tiraram nota 1.000 em seu portal.

Na hora do exame, realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, Vanessa diz que optou por responder uma parte das questões objetivas e, só depois, começou a redação. “Quando cheguei na sala de prova, estava um pouco dispersa. Depois das questões, fiquei mais concentrada e parti para o texto.”

Como já havia praticado ao longo do ano, a jovem disse que só precisou fazer uma redação no dia da prova. “Deixei na folha de rascunho e terminei as questões da prova objetiva. Quando terminei, li minuciosamente o texto, corrigi erros e passei a limpo na folha de prova. Não entreguei antes de ler uma última vez.” O cuidado final foi assegurar que não haveria erros de ortografia e pontuação, que poderiam tirar pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário