segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

WhatsApp tem atualização no código e ‘revela’ versão para computador

WhatsApp pode estar trabalhando em versão web do aplicativo. Foto: Divulgação

O WhatsApp pode estar trabalhando em uma versão web do aplicativo de mensagens. Isso é o que indica a mais recente atualização do código, que traz uma linha com a instrução “WhatsApp Web”. Além disso, o algoritmo faz referência a login em serviço web, assim como a status de rastreamento online.

As evidências foram descobertas pela equipe do portal holandês Android World, que investigou o fato motivada pela recente declaração do cofundador do Telegram, Pavel Durov, em entrevista ao TechCrunch. Na ocasião, ele disse achar que o WhatsApp Messenger lançará a plataforma para navegador, pois o mensageiro tentou contratar o desenvolvedor da versão web do Telegram.

O time do Android World analisou o código de duas versões diferentes do WhatsApp, a disponível na Google Play Store (2.11.432) e a oferecida no próprio site do mensageiro (2.11.471). Ambas mencionam “WhatsApp Web”, além de sinalizarem que um código QR é usado para acessar o link.

O pacote de instalação também traz layouts de tela que mostram diversas seções web conectadas a uma conta de WhatsApp.

O WhatsApp ainda não se pronunciou oficialmente sobre a questão. Também não é possível ter certeza de que trata-se de uma versão web do aplicativo, embora seja muito provável que algum tipo de funcionalidade esteja sendo explorada nesta plataforma, trazendo o aplicativo para o computador.

Apesar de ser um o mensageiro mais popular da atualidade, o WhatsApp é o único entre os gigantes que ainda não roda a partir do navegador ou de software desktop. Rivais como Line, Viber, WeChat e o próprioTelegram permitem enviar mensagens tanto do smartphone quanto da web. Este parece ser um passo inevitável para o serviço e muito desejado pelos seus mais de 600 milhões de usuários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário