sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sessão marca lançamento oficial das transmissões digitais da TV Assembleia

Transparência e inovação a serviço do povo do Rio Grande do Norte. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta sexta-feira (28) uma sessão solene que marcou, oficialmente, o lançamento da transmissão em canal aberto com sinais digitais e a entrada da TV Assembleia na Rede Legislativa. Na ocasião, o presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta (PROS) disse que a TV Assembleia é o caminho mais rápido e transparente para que os cidadãos acompanhem diariamente as atividades do Legislativo. “Ela é um marco divisor no relacionamento entre a população e nós, os seus representantes, tornando essa relação muito mais próxima e interativa”, afirmou.
A TV Assembleia está transmitindo em canal aberto com sinais digitais desde o dia oito de outubro, para todos os municípios da Região Metropolitana de Natal. O novo transmissor opera no Canal 51 da Banda de UHF, com 2,2 Kw de potência. A grande novidade é que o mesmo canal também transmite as programações da TV Câmara Federal, da TV Senado e ainda da TV Câmara Municipal de Natal, além da própria TV Assembleia. A multiprogramação é possível graças à tecnologia digital, que além de oferecer imagens de qualidade, também permite a divisão de um único canal em mais de uma programação diferente.
Em seu pronunciamento, o presidente da AL, o deputado Ricardo Motta relembrou o início da TV, destacando o trabalho do então presidente da Casa, o governador eleito Robinson Faria. “Vivemos hoje um dia histórico para a Casa do Povo. Há 11 anos, a TV Assembleia entrava no ar, concretizando um sonho construído pelo esforço de muitos e hoje inaugura o sinal digital e sua participação na Rede Legislativa de TV Digital. É primordial ressaltar a iniciativa do então presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, que tanto trabalhou para viabilizar nossa TV”, declarou.
O parlamentar destacou que Natal é a segunda capital do Nordeste a inaugurar esse sistema, que opera pelo modelo de Multiprogramação. “Essa inovação permite que num único canal de TV, as programações de quatro emissoras diferentes sejam transmitidas com excelente qualidade de imagens e ótima cobertura de sinais. Vai possibilitar também um melhor aproveitamento do espectro de frequências disponíveis para a teledifusão em canais abertos”, disse Ricardo Motta sobre a Rede Legislativa de TV Digital, pioneira na utilização do modelo de Multiprogramação no Brasil. Hoje a rede é formada por mais de 70 emissoras em todo o país, todas elas independentes e com programações próprias.
O deputado registrou, ainda, o apoio do deputado federal Henrique Eduardo Alves em Brasília, que, segundo ele, foi decisivo para superar entraves burocráticos e avançar na implantação da TV. “A viabilização dos sinais digitais da TV Assembleia só foi possível graças à parceria mantida entre a Assembleia Legislativa do RN - através da Fundação Djalma Marinho - e a Câmara Federal. Coube à Câmara Federal solicitar a consignação do Canal 51, bem, como arcar com os custos relativos ao novo transmissor digital”, explicou.
EQUIPE
O presidente da Casa destacou o trabalho realizado pela equipe da TV Assembleia. “Seus jornalistas, seus técnicos, seu pessoal administrativo. Nas figuras do amigo Cícero Torquato, presidente da Fundação Djalma Marinho, dos ex-diretores, jornalistas Diógenes Santas e Geórgia Nery e do atual diretor, Maurício Pandolphi, sintam-se todos reverenciados.  A TV, com sua talentosa e dedicada equipe de profissionais é um orgulho para todos nós, porque está em sintonia com a modernidade e a cidadania, fazendo o bom jornalismo, divulgando a cultura e prestando serviço à população, como tem que ser uma TV pública”, disse Ricardo.
COMO FUNCIONA
Para captar a TV Assembleia, basta o telespectador possuir um aparelho de recepção digital, dotado de uma antena interna ou externa. A sintonia é feita com a “busca automática de canais” que todo receptor de TV digital tem. Uma vez feita essa sintonia automática, a TV vai mostrar os canais 51.1 (TV Câmara Federal), 51.2 (TV Senado), 51.3 (TV Assembleia) e 51.4 (TV Câmara Municipal de Natal).  Depois é só escolher qual canal se quer assistir, através do controle remoto.
Essas emissoras fazem parte da Rede Legislativa de TV Digital, composta atualmente 70 emissoras legislativas em todo o país. A previsão é que a rede tenha dentro de dois anos mais de cem geradoras independentes, o que a tornará a maior do país, superando mesmo as grandes redes comerciais de televisão.
As cabeças desse sistema são as TV`s Senado e Câmara Federal.  Isso porque em cada estado há uma TV Assembleia, que coordena, em nível estadual, as TV´s Câmaras Municipais. Com isso, as três esferas do Poder Legislativo participam do sistema, que faz com que esse modelo de televisão seja único no mundo e já está sendo visto com muito interesse pelos legislativos de outros países.
DIREÇÃO
O diretor da TV Assembleia, Maurício Pandolphi enfatizou que a ALRN vive um momento histórico no país. “A Rede Legislativa de TV Digital é um modelo exclusivo no mundo. São mais de 70 emissoras emitindo em canal aberto, a maioria em sinal digital. Vamos constituir a maior rede de televisão do país. As emissoras legislativas são independentes. São 24 horas de compromisso na sua programação com a sociedade. Teremos a partir de agora, uma rede integrada mostrando a cultura do nosso país”, declarou.
Pandolphi disse, ainda, que esse sistema é democrático e vem contribuindo, de forma definitiva, não só para divulgar o sistema legislativo, mas para que ele se se torne mais reconhecido em sua importância. O diretor da TV também destacou a interatividade que haverá entre a Casa e a população. “Em breve os deputados terão oportunidade de conhecer a opinião do cidadão sobre os projetos apresentados, sobre o reconhecimento que o cidadão tem do trabalho parlamentar. Nós estamos produzindo, junto com as Casas Parlamentares, uma verdadeira revolução no Mundo”, afirmou.
O diretor da TV Assembleia parabenizou sua equipe e afirmou que todos trabalham com o coração. “Para finalizar, agradeço aos jornalistas e aos técnicos, que têm feito da TV Assembleia um modelo de eficiência, competência, qualidade para a TV Legislativa. Faço esse reconhecimento a essa equipe maravilhosa. Vocês trabalham com a cabeça e com o coração, me orgulho de estar junto com vocês. A TV assembleia tem muito caminho pela frente. Com apoio dos deputados, vamos levar esse trabalho com amor e dignidade”, concluiu.
FUNDAÇÃO DJALMA MARINHO
O secretário da Fundação Djalma Marinho, Cícero Torquato falou da alegria em participar desse momento. “Tenho a honra de representar a equipe da Fundação e fazendo parte dessa história, vendo o engrandecimento da TV Assembleia. Hoje é um dia festivo e por dever de justiça, temos que reconhecer a postura republicana de todos os deputados. Em momento algum recebemos pressão ou interferência das nossa atividades. Que fique registrado a nossa gratidão a todos os deputados, na pessoa do presidente desta Casa, o deputado Ricardo Motta”, declarou.
Cícero também agradeceu ao governador eleito, Robinson faria, idealizador da TV enquanto era presidente da Assembleia Legislativa, além do deputado federal Henrique Eduardo Alves. “Temos que lembrar Robinson Faria, pois foi a partir do seu sonho que uma luta foi materializada. Não podemos esquecer de agradecer o apoio de Henrique Alves, desde o início nosso parceiro fiel. Somos uma legítima TV pública do RN. Posso dizer que fizemos muito, mas com humildade para reconhecer que podemos fazer muito mais”, concluiu.
GOVERNO
A solenidade também contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini que, na ocasião, parabenizou a TV Assembleia pela inovação. “Vejo com muito entusiasmo a TV como instrumento da cidadania, de fortalecimento da democracia. Parabenizo o deputado Ricardo Motta pelo esforço, pois sob a sua coordenação, e dos que dirigem a TV, esse feito foi realizado. Estamos levando qualidade de imagem, chegando à casa do cidadão, que acompanha através da TV Assembleia o trabalho legislativo, defendendo suas carências, ideias, sugestões”, afirmou.
A governadora disse que a inovação é uma ação democrática, mostrando a Casa do Povo, com o diálogo, com a convivência, para fazer o melhor para o RN. “Deixo meu registro de gratidão, pelo trabalho feito por esta Casa, para que todos possam ter o RN cada vez melhor para nosso povo”, declarou a gestora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário