quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sábado: RN realiza “Dia D” da Campanha de Vacinação para cães e gatos‏

Foto: DivulgaçãoNo próximo sábado (18) todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte estarão promovendo o “Dia D” da campanha de vacinação antirrábica. Este ano a população a ser vacinada é de 714.015 animais, sendo 508.743 cães e 205.272 gatos. Para alcançar a meta nacional de 80%, até o final da campanha deverão ser vacinados 406.994 cães no estado. Até a manhã desta quinta-feira (16) já foram vacinados 92.854 cães no RN, o que representa 18% da população estimada, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

O período total da campanha no Rio Grande do Norte compreende de 15 de setembro a 14 de novembro, mas com o “Dia D” a expectativa da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é que sejam vacinados mais de 400 mil animais.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Raiva/Suvam, Cintia Higashi, orienta que “os animais devem ser levados aos postos de vacinação por pessoas adultas. O transporte deve ser feito de forma adequada, cães na coleira e guia, para os animais mais agressivos é aconselhado o uso da focinheira, já os gatos como são mais assustados, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando assim as fugas ou acidentes” destaca.

A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado através de contato com a saliva, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. O cão e o gato são os principais transmissores da doença em áreas urbanas. Apesar de ser, quase sempre letal tanto para humanos como para os animais, a raiva é 100% evitável, através da aplicação de soro e da vacina anti-rábica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário