segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Estar apaixonado atrapalha seu trabalho, diz pesquisa


Paixão nova tira o foco de qualquer um. Você vive avoado, atento só ao celular pra ver se, enfim, sua mensagem recebeu uma resposta. E nesse mundo da lua não sobra muito espaço para se dedicar ao trabalho. Já aconteceu com você?

Bem, segundo pesquisa de psicólogos da Universidade de Maryland (EUA) e Universidade Leiden (Holanda), isso é normal: pessoas apaixonadas realmente pioram o desempenho no trabalho. Eles convidaram 43 pessoas que haviam acabado de começar um relacionamento (menos de seis meses) para fazer alguns testes. E os voluntários, desatentos, sempre perdiam algumas informações. “Altos níveis de paixão em indivíduos que estão no começo de um relacionamento romântico são associados com menor controle cognitivo”, diz a pesquisa. Ou seja, os apaixonados pensam tanto no novo amor que a habilidade de concentração vai lá pro chão – aí fica mais difícil fazer qualquer tarefa.

É que o cérebro fica sobrecarregado e não dá conta de fazer outras coisas. “Pode ser que anatureza obsessiva da paixão imponha importantes restrições às tarefas que exigem autocontrole”, explica Henk van Steenbergen, um dos autores do estudo.

E quem se importa mesmo se atrapalha ou não o trabalho? Amor não paga conta, é verdade, mas traz mais felicidade que um emprego.

fonte: Super Interessante


Nenhum comentário:

Postar um comentário