sábado, 25 de maio de 2013

Conferência das Cidades abriu discussão sobre planejamento urbano em Acari


Reportagem e fotos: Romeu Dantas

Com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais lotado, aconteceu na última quinta-feira (23) a 3ª edição municipal da Conferência das Cidades em Acari. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário e trouxe como tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já". Durante toda a manhã foram discutidos assuntos referentes a habitação, saneamento, infraestrutura, planejamento urbano, ordenamento territorial e trânsito.


A programação contou com a apresentação cultural do grupo do PETI/PROJOVEM local, leitura e aprovação do Regimento Interno da conferência, palestras, grupos de trabalho e eleição de delegados para representar o município na etapa estadual.

A historiadora e coordenadora do Museu Histórico do Sertanejo, Lúcia Araújo, apresentou uma amostra de plano político gestor de Acari; logo após, foi a vez de Sérgio Bezerra Pinheiro, engenheiro civil sanitarista, falar sobre "a regularização da situação dos resíduos sólidos, da coleta seletiva e do aterro sanitário do município de Acari"; por fim, foi a vez do consultor William Moura apresentar sua palestra sobre educação ambiental.

Parte da equipe organizadora da 3ª Conferência das Cidades
Entre os principais assuntos debatidos na conferência, a criação e efetivação do Conselho Municipal das Cidade, órgão colegiado consultivo e deliberativo, foi um consenso. Cabe a ele a construção de políticas voltadas aos espaços urbanos e a partir de 2015 todos os municípios deverão, obrigatoriamente, ter constituídos e em funcionamento o respectivo conselho, sob consequência de não terem acesso aos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário